Quantcast
Channel: uniformização ortográfica – Aventar
Viewing all articles
Browse latest Browse all 11

Acordo? Ortográfico?

0
0

atar2by2bdesatarEm Díli, durante uma reunião da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), houve um momento de tensão, quando os representantes de Angola e de Moçambique rejeitaram a utilização do chamado acordo ortográfico de 1990 (AO90) na acta da reunião, sendo que o problema começou exactamente na própria palavra “acta”. Relembre-se que o AO90 não está em vigor naqueles dois países africanos.

(Mas o AO90 não veio impor uma ortografia única no mundo da lusofonia? A propósito, o que terá acontecido aos professores portugueses que, em 2013, davam formação a colegas angolanos?)

É curioso relembrar que, há dois anos, os representantes das agências de notícias dos países lusófonos reuniram-se, tendo como um dos objectivos a “escolha do padrão ortográfico” de um site comum.

(Mas qual seria a dúvida? Depois de o AO90 ter sido imposto no Brasil e em Portugal, o padrão ortográfico não estava escolhido por inerência? Mau, Maria!)

Há pouco tempo, Lúcia Vaz Pedro, professora de Português, formadora e cronista do Jornal de Notícias, afirmou que o AO90 “permitiu unificar a língua portuguesa”, frase equívoca resultante de equívocos vários, já que não houve sequer unificação ortográfica.

Costa Moura, secretário de Estado da Justiça português, presente na reunião de Díli, considerou que não era boa ideia “ter duas versões de uma mesma língua, de uma reunião, de uma comunidade, que fala uma língua”. O secretário de Estado tem, pelo menos, a desculpa de não ser professor de Português.

Os defensores do AO90, tarólogos da ortografia, dirão que isto é passageiro, que há um amanhã na próxima esquina em que a lusofonia toda adoptará, a uma só caneta, uma mesma ortografia. A realidade, tresloucada, no entanto, desmente: não há edições únicas, não há edições únicas, não há edições únicas e não haveria edições únicas. Nada disso impede os acordistas de afirmar que há uma ortografia única.

Entretanto, nos países que fingem ter adoptado o AO90, o caos ortográfico está instalado, com os alunos, o elo mais fraco, a serem castigados. Na CPLP, há outros países que se recusam a fingir.


Filed under: acordo ortográfico Tagged: Costa Moura, CPLP, Díli, edições únicas, Lúcia Vaz Pedro, ortografia, uniformização ortográfica

Viewing all articles
Browse latest Browse all 11

Latest Images

Trending Articles


POEMA- ÁGUA: DONA DO MUNDO


Dinâmica - Os Frutos do Espírito


Frozen 2 Baby Ponto Cruz


O Som Das Vaquejadas DVD-R Autorado


Como utilizar o Rele Falta de Fase no CADe SIMU?


Anahi 3 - A Procura Da Felicidade escrita por Hannah Kisa [+18]


Cruzada (Dublado)


Morreu Dª Matilde Passanha Sobral


Máscara de coelho para imprimir


Mulheres Dominando!





Latest Images